A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) é o órgão encarregado de planejar, gestar e instruir a Educação Básica Municipal. Cabe à Secretaria de Educação organizar, manter e desenvolver as políticas públicas educacionais do município, integrando-se às políticas e planos educacionais da União e do Estado.

Atualmente o Município possui 2 Escolas Municipais, divididas em três estabelecimentos de ensino. Essa estrutura atende 282 alunos e possui uma equipe de 70 professores e funcionários que são assessorados pela equipe da SMEC, sendo: o Secretário Municipal, um auxiliar administrativo e uma nutricionista escolar.

A Secretaria é responsável por diversos programas e projetos da área educacional, pela saúde e bem-estar das crianças e adolescentes dentro da comunidade escolar, priorizando a inclusão e o atendimento especializado dos alunos, estimulando a qualidade de vida dos mesmos e assegurando as necessidades das famílias dos grupos sociais mais necessitados.

Cabe-lhe incentivar a difusão e elevação da cultura popular, através de atividades culturais, artísticas em geral e também a recreação e lazer. Promove a recreação pública e o esporte amador, podendo manter unidades recreativas, organizar campeonatos e torneios esportivos entre unidades escolares e amadoras.

Colabora com órgãos afins das esferas federal, estadual e entidades privadas, para as atividades acima mencionadas. O departamento de Turismo e Desporto, está dentro das atribuições e responsabilidades da SMEC, sendo o órgão encarregado de executar a política de turismo e desportos do Município.

Responsáveis

Daniela Leffa Justo

Secretária

Endereço

  Avenida Central, 89  Bairro: Centro
    Dom Pedro de Alcântara/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

12/03/2024

Prefeito Xande anuncia mais um trecho de pavimentação na comunidade dos Lumertz

Dom Pedro de Alcântara é um dos municípios que está sendo beneficiado com o investimento de R$ 200 mil viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural (Cidirur) - do qual faz parte desde janeiro de 2023.


07 mar 2024

Amanhã Começa o Primeiro Campeonato Municipal de Sinuca em Dom Pedro de Alcântara

Evento histórico homenageia entusiasta da sinuca e promete emocionantes disputas em quatro comunidades do município.


05 mar 2024

Publicado o Edital para eleição dos membros suplentes do Conselho Tutelar

As inscrições tiveram início no dia 4 de março e se encerram no dia 19 de abril de 2024 e poderão ser realizadas na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).


01 mar 2024

Emenda de R$ 100 mil custeará exames em Dom Pedro de Alcântara

O recurso foi destinado pelo deputado federal Luiz Carlos Busato, em parceria com o deputado estadual Dirceu Franciscon.


01 mar 2024

Escolinha Municipal de Futebol voltará às atividades na segunda semana de março

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social para crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 15 anos.


Todas as notícias