A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) é o órgão encarregado de planejar, gestar e instruir a Educação Básica Municipal. Cabe à Secretaria de Educação organizar, manter e desenvolver as políticas públicas educacionais do município, integrando-se às políticas e planos educacionais da União e do Estado.

Atualmente o Município possui 2 Escolas Municipais, divididas em três estabelecimentos de ensino. Essa estrutura atende 282 alunos e possui uma equipe de 70 professores e funcionários que são assessorados pela equipe da SMEC, sendo: o Secretário Municipal, um auxiliar administrativo e uma nutricionista escolar.

A Secretaria é responsável por diversos programas e projetos da área educacional, pela saúde e bem-estar das crianças e adolescentes dentro da comunidade escolar, priorizando a inclusão e o atendimento especializado dos alunos, estimulando a qualidade de vida dos mesmos e assegurando as necessidades das famílias dos grupos sociais mais necessitados.

Cabe-lhe incentivar a difusão e elevação da cultura popular, através de atividades culturais, artísticas em geral e também a recreação e lazer. Promove a recreação pública e o esporte amador, podendo manter unidades recreativas, organizar campeonatos e torneios esportivos entre unidades escolares e amadoras.

Colabora com órgãos afins das esferas federal, estadual e entidades privadas, para as atividades acima mencionadas. O departamento de Turismo e Desporto, está dentro das atribuições e responsabilidades da SMEC, sendo o órgão encarregado de executar a política de turismo e desportos do Município.

Responsáveis

Daniela Leffa Justo

Secretária

Endereço

  Avenida Central, 89  Bairro: Centro
    Dom Pedro de Alcântara/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

24/04/2024

Morro dos Leffas recebe nova pavimentação para melhorar acesso à comunidade

Investimento da Prefeitura amplia calçamento em trecho estratégico, beneficiando moradores e produtores rurais.


22 abr 2024

Empates e gols de bola parada movimentam duelos no Estádio Salseiro em Dom Pedro de Alcântara

Segunda rodada da Taça Francisco da Luz promove jogos eletrizantes e empates decisivos.


08 abr 2024

Mata Verde e Gaúcho vencem os jogos na abertura do Campeonato Municipal de Dom Pedro de Alcântara

A competição é uma realização da Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, através da Coordenação Municipal de Esportes e apoio da Liga Dompedrense de Futebol.


04 abr 2024

Nova sala de aula ampliará capacidade de atendimento da EMEI de Dom Pedro de Alcântara

A expansão da infraestrutura educacional iniciou no final de março com um investimento de R$ 274,6 mil.


03 abr 2024

Iniciada mais uma obra de pavimentação em Dom Pedro de Alcântara

As intervenções ocorrerão em 460 metros das Ruas João Tomás Hendler e João Leffa, no centro do município.


Todas as notícias