RSS Dom Pedro de Alcântara - RS Notícias de Dom Pedro de Alcântara/RS Sat, 27 Apr 2024 09:59:52 -0300 Sat, 27 Apr 2024 09:59:52 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/rss Morro dos Leffas recebe nova pavimentação para melhorar acesso à comunidade Wed, 24 Apr 2024 13:09:36 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?morro-dos-leffas-recebe-nova-pavimentacao-para-melhorar-acesso-a-comunidade.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?morro-dos-leffas-recebe-nova-pavimentacao-para-melhorar-acesso-a-comunidade.html

Foi concluída na última terça-feira, 23 de abril, mais uma etapa de pavimentação na comunidade de Morro dos Leffas. Custeado com recursos do Badesul, foi entregue um trecho de 100 metros na lomba do Mercado RR, onde há um grande fluxo de veículos, especialmente de produtores rurais que utilizam essa via para o escoamento da produção agrícola. 

Essa nova extensão agora se soma aos 5.266,50 metros quadrados concluídos recentemente pela Administração Municipal, resultando em um total de 800 metros lineares de calçamento em blocos de concreto.

“Esse esforço conjunto tem um impacto direto e tangível na infraestrutura local, promovendo melhorias significativas nas condições de tráfego e acessibilidade. Além disso, a expansão do trecho pavimentado em direção ao Centro de Dom Pedro de Alcântara representa um avanço na conectividade e no desenvolvimento da região, facilitando o deslocamento dos moradores e promovendo o acesso a serviços essenciais”, pontuou a Secretária da Fazenda, Administração e Planejamento, Raquel Model.

]]>
Empates e gols de bola parada movimentam duelos no Estádio Salseiro em Dom Pedro de Alcântara Mon, 22 Apr 2024 13:35:26 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?empates-e-gols-de-bola-parada-movimentam-duelos-no-estadio-salseiro-em-dom-pedro-de-alcantara.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?empates-e-gols-de-bola-parada-movimentam-duelos-no-estadio-salseiro-em-dom-pedro-de-alcantara.html Num domingo ensolarado e com um grande público no Estádio Salseiro, no Centro de Dom Pedro de Alcântara, aconteceu a segunda rodada do Dompedrense 2024, Taça Francisco da Luz.
 
Pela categoria aspirante, se enfrentaram Sociedade Esportiva Floresta e Grêmio Esportivo Gaúcho, que estreavam na competição. Em um jogo pegado, truncado, com falhas e um primeiro tempo sem gols, os treinadores optaram por mudanças no segundo tempo para imprimir um novo ritmo à partida. Em uma bola cruzada na área da equipe canarinha, sobrou para Francis Piletti, que apenas teve o trabalho de empurrar para as redes, abrindo o placar para o Gaúcho. O Floresta se viu obrigado a abrir mais o jogo na tentativa de buscar o ataque e, consequentemente, o empate, o que aconteceu na reta final da partida, com uma bola lançada na área da equipe do Porto Colônia, Luis Henrique Abel desviou, empatando a partida e fechando o placar em 1x1.
 
No grande confronto da tarde pelos titulares, se enfrentaram Esporte Clube Mata Verde e Esporte Clube Cruz Vermelha. Foi uma partida de tirar o fôlego, que encantou os olhos dos torcedores presentes, com duas equipes bem montadas e atletas de alto nível, incluindo Rhainer e Leandro Melo, com passagens por diversas equipes profissionais.
 
Em uma cobrança de falta, Fábio Schardosim, contando com a colaboração do goleiro Leonardo, fez 1x0 para o Cruz Vermelha. O time de Hilários dominou a primeira etapa, tendo outras oportunidades para ampliar o marcador, mas, de bola parada mais uma vez, quem empatou foi o time de Morro dos Leffas, com Jonas Bauer, cujo chute desviou na barreira e enganou o goleiro adversário, resultando em 1x1.
 
Na segunda etapa, sem mudanças, o jogo continuou com a mesma intensidade e, em mais uma bola parada, David Nascimento fez 2x1 para o Cruz Vermelha. Após o segundo gol do adversário, o Mata Verde cresceu na partida, foi para cima e, com Henrique Martins, em um chute no canto, empatou novamente, resultando em 2x2. Após o empate, o zagueiro Lucas Cardoso foi expulso por falta dura no adversário, deixando a torcida do Cruz Vermelha apreensiva, já que ainda faltava bastante tempo para o término do jogo, mas nada mudou, e o jogo terminou em 2x2.
 
No próximo domingo, 28 de abril, as partidas serão realizadas no Estádio Caldeirão, em Hilários:
 
13h45: Grêmio Esportivo Gaúcho vs. Esporte Clube Mata Verde (Aspirante);
15h45: Esporte Clube Cruz Vermelha vs. Sociedade Esportiva Floresta (Titular).
]]>
Administração Municipal reforça compromisso com capacitação através de cursos populares Wed, 17 Apr 2024 16:37:11 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?administracao-municipal-reforca-compromisso-com-capacitacao-atraves-de-cursos-populares.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?administracao-municipal-reforca-compromisso-com-capacitacao-atraves-de-cursos-populares.html Na tarde desta quarta-feira, 17 de abril, a Secretária de Assistência Social, Roberta Webber, acompanhada da Delegada Regional do Trabalho do Litoral Norte, Gabriela Corso acompanharam a terceira aula do curso de panificação caseira no Salão Paroquial de Dom Pedro de Alcântara. O curso é fruto de um convênio estabelecido através da consulta popular.
 
“O prefeito Xande assinou este convênio no final de setembro do ano passado. Além disso, estamos nos preparando para lançar em breve o curso de artesanato. Essas ações refletem o compromisso contínuo da Administração Municipal em apoiar iniciativas que não só impulsionam o desenvolvimento, mas também capacitam nossos cidadãos. Essa dedicação é fundamental para fortalecer nossa comunidade e garantir um futuro próspero para todos”, finalizou Roberta.
]]>
Ministério da Agricultura e Pecuária aprova licitação para aquisição de trator agrícola em Dom Pedro Wed, 17 Apr 2024 09:40:28 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?ministerio-da-agricultura-e-pecuaria-aprova-licitacao-para-aquisicao-de-trator-agricola-em-dom-pedro.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?ministerio-da-agricultura-e-pecuaria-aprova-licitacao-para-aquisicao-de-trator-agricola-em-dom-pedro.html Na última terça-feira, 16 de abril, uma notícia de grande importância para a agricultura de Dom Pedro de Alcântara foi anunciada: o Ministério da Agricultura e Pecuária aprovou o processo licitatório realizado pelo município para a aquisição de um novo trator agrícola.
 
O veículo, homologado pelo valor de R$ 215 mil, oriundo de convênio com a União por indicação do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), representa um investimento crucial para o desenvolvimento agrícola local. Com essa aquisição, os agricultores do município ganham mais uma ferramenta moderna e eficiente, capaz de potencializar as atividades da secretaria no atendimento ao produtor rural.
 
Agora, cabe ao Mapa pagar o recurso, para que então o prefeito Xande possa assinar a ordem de fornecimento e o equipamento seja entregue à administração.
]]>
Mata Verde e Gaúcho vencem os jogos na abertura do Campeonato Municipal de Dom Pedro de Alcântara Mon, 08 Apr 2024 14:05:21 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?mata-verde-e-gaucho-vencem-os-jogos-na-abertura-do-campeonato-municipal-de-dom-pedro-de-alcantara.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?mata-verde-e-gaucho-vencem-os-jogos-na-abertura-do-campeonato-municipal-de-dom-pedro-de-alcantara.html No último domingo, 7 de abril, no Estádio Florestal, na Comunidade dos Magnus, ocorreu a cerimônia de abertura oficial do Campeonato Municipal de Futebol de Dom Pedro de Alcântara, Taça Francisco da Luz.
 
Na categoria aspirante, o Esporte Clube Cruz Vermelha enfrentou o Esporte Clube Mata Verde. Felipe Justo, conhecido como Xeron, marcou o primeiro gol ainda na primeira etapa para a equipe dos Hilários. Contudo, Érico Schwanck empatou e Ricardo Leffa virou para o time dos Leffas antes do intervalo.
 
Na segunda etapa, com mudanças táticas realizadas pelos treinadores, ambas as equipes buscaram mais o campo de ataque adversário. No entanto, foi o Mata Verde que ampliou o placar, com Girlei Schardosim e Érico convertendo uma bela cobrança de falta, resultando em 4 x 1. Apesar da desvantagem, a equipe do Cruz Vermelha não desistiu, e Guilherme Souza marcou, fechando o placar em Cruz Vermelha 2 x 4 Mata Verde.
 
Após a partida inicial, ocorreu a solenidade de abertura, com discursos das autoridades, incluindo o prefeito Alexandre Model, reiterando o compromisso com o esporte local.
 
No jogo entre os titulares, a Sociedade Esportiva Floresta enfrentou o atual campeão Grêmio Esportivo Gaúcho, proporcionando um espetáculo digno de final. Logo no início, Maicon Spiecker converteu um pênalti, marcando o primeiro gol para os donos da casa. No entanto, Henrique Teixeira empatou para o Gaúcho com um chute da intermediária, e Dênis Matos virou o placar duas vezes ainda na primeira etapa, deixando o placar em 3 x 1 para o time visitante. Ainda no primeiro tempo, Maicon Spiecker, novamente de pênalti, marcou o segundo gol para o Floresta.
 
No segundo tempo, o jogo foi bastante disputado e truncado, com as mudanças nas equipes proporcionando novo fôlego, porém sem alterar o placar. O jogo terminou com a vitória do Gaúcho por 3 x 2 sobre o Floresta.
 
No próximo domingo (14), os confrontos serão realizados na Arena Mata Verde, em Morro dos Leffas:
 
13:45 | Gaúcho x Floresta (Aspirantes);
15:45 | Mata Verde x Cruz Vermelha (Titulares).
]]>
Administração recebe kits de enxoval do programa Mãe Gaúcha do Governo Estadual Fri, 05 Apr 2024 14:29:14 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?administracao-recebe-kits-de-enxoval-do-programa-mae-gaucha-do-governo-estadual.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?administracao-recebe-kits-de-enxoval-do-programa-mae-gaucha-do-governo-estadual.html Na última sexta-feira, 5 de abril, a Secretária de Assistência Social, Roberta Webber, esteve em Porto Alegre para receber os kits de enxoval destinados aos bebês pelo programa Mãe Gaúcha, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Município de Dom Pedro de Alcântara foi contemplado com oito unidades, de acordo com informações do Cadastro Único do ano de 2023.
 
O Mãe Gaúcha foi lançado no início de fevereiro e tem como objetivo auxiliar gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no CadÚnico e que recebam o benefício do Bolsa Família. Além disso, é requisito que as gestantes estejam com o pré-natal em dia na Unidade Básica de Saúde.
 
Cada kit é cuidadosamente montado com itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê, incluindo cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias e uma bolsa maternidade. Esses materiais visam proporcionar conforto e cuidado adequado para os recém-nascidos e suas famílias.
]]>
Nova sala de aula ampliará capacidade de atendimento da EMEI de Dom Pedro de Alcântara Thu, 04 Apr 2024 12:31:41 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?nova-sala-de-aula-ampliara-capacidade-de-atendimento-da-emei-de-dom-pedro-de-alcantara.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?nova-sala-de-aula-ampliara-capacidade-de-atendimento-da-emei-de-dom-pedro-de-alcantara.html Na última quarta-feira, 27 de março, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado deu um importante passo rumo à expansão de suas instalações com a realização da concretagem da fundação de uma nova sala de aula.

Com uma área de 113,50 m² e um investimento de R$ 274.694,55 proveniente de emenda parlamentar, o novo espaço irá ampliar o atendimento da educação infantil no município, proporcionando mais uma estrutura de qualidade aos alunos e professores.

“A nova sala de aula, destinada aos maternais 1 e 2, será crucial para zerar a fila de espera nesta faixa etária. Com capacidade para aproximadamente 20 crianças em período parcial e integral, essa iniciativa visa assegurar o acesso equitativo à educação desde os primeiros anos de vida”, destaca a Secretaria de Educação e Cultura.
]]>
Prefeito Xande busca agilizar aprovações de projetos em reunião com representantes da Caixa Wed, 03 Apr 2024 18:48:45 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1507/?prefeito-xande-busca-agilizar-aprovacoes-de-projetos-em-reuniao-com-representantes-da-caixa.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1507/?prefeito-xande-busca-agilizar-aprovacoes-de-projetos-em-reuniao-com-representantes-da-caixa.html

Na tarde da última quarta-feira, 3 de abril, o prefeito Xande esteve em uma importante reunião com representantes da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal. O objetivo do encontro foi discutir meios para agilizar as aprovações de quatro projetos atualmente em andamento na instituição.

Na oportunidade, os representantes destacaram a importância de estreitar o relacionamento entre a Caixa Econômica Federal e o município, reconhecendo a relevância do desenvolvimento local.

O prefeito solicitou que a Gigov realizasse o mais rápido possível a análise dos Contratos de Repasse já assinados que visam a Revitalização Cultural da Praça do Imigrante (2ª Etapa) e as Pavimentações de Morro das Pedras, de Hilários e das Ruas Júlio Antônio Webber, Paraná e Maria Pereira Schardosim no Centro.

O gerente Iuri comprometeu-se em dar uma atenção especial a estes contratos de repasse, visando o início das obras até o final do mês de junho deste ano.

Estiverem presentes no gabinete o gerente de filial GIGOV Porto Alegre, Iuri Jadovski, o supervisor da GIGOV, Luciano Faria Poeta, além do Arquiteto Municipal Jonas Schwanck e do chefe do setor de projetos, Jaime Bernsts.

]]>
Iniciada mais uma obra de pavimentação em Dom Pedro de Alcântara Wed, 03 Apr 2024 09:03:32 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1506/?iniciada-mais-uma-obra-de-pavimentacao-em-dom-pedro-de-alcantara.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1506/?iniciada-mais-uma-obra-de-pavimentacao-em-dom-pedro-de-alcantara.html Na tarde da última terça-feira, 2 de abril, foi realizada a demarcação do trecho que receberá 460 metros de pavimentação no Centro de Dom Pedro de Alcântara. Com um investimento de R$ 264.963,84 – proveniente de recursos do Badesul, serão calçados 2.337,00 m² das Ruas João Tomás Hendler e João Leffa, no local popularmente conhecido como “Morro dos Cabritos”.
 
A obra iniciará na próxima semana, com a realização da drenagem pluvial, terraplanagem, assentamento dos meios-fios, execução do piso intertravado e da sinalização viária.
 
"Continuamos empenhados em eliminar a poeira e o barro em diversas comunidades. É extremamente gratificante para mim, como gestor público, poder contribuir na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, bem como para aprimorar as condições de mobilidade tanto para pedestres quanto para veículos", destaca o prefeito Xande.
]]>
Administração Municipal conclui reforma de três consultórios da Unidade Básica de Saúde Wed, 03 Apr 2024 09:01:20 -0300 https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1505/?administracao-municipal-conclui-reforma-de-tres-consultorios-da-unidade-basica-de-saude.html https://dompedrodealcantara.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1505/?administracao-municipal-conclui-reforma-de-tres-consultorios-da-unidade-basica-de-saude.html A Administração Municipal concluiu recentemente a reforma de três consultórios médicos da UBS Guilherme Cléo Biasi. A iniciativa visa aprimorar o ambiente de atendimento aos munícipes, garantindo espaços mais adequados e confortáveis para as consultas de clínico geral, ginecologista e pediatra.
 
As melhorias incluíram a substituição dos antigos pisos por porcelanato, proporcionando uma superfície mais higiênica e de fácil manutenção. Além disso, foram realizados serviços de aplicação de massa corrida e pintura das paredes, revitalizando os espaços e proporcionando um ambiente mais acolhedor para pacientes e profissionais de saúde.
 
“Outros reparos também foram executados para assegurar que os consultórios estejam em condições para atender às necessidades da comunidade. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Dom Pedro de Alcântara”, reforça a secretária Janaína Schwanck.
]]>