Valor pago pelas contas de luz em cinco prédios públicos caiu de cerca de R$ 16 mil para em torno de R$ 7 mil mensais.

Desde setembro de 2023, cinco prédios da administração pública de Dom Pedro de Alcântara, município com 2,5 mil habitantes no litoral norte do RS, funcionam com energia gerada a partir de um sistema fotovoltaico on-grid.

Entre os locais estão a Unidade Básica de Saúde, as Secretarias de Obras e Saúde, além da EMEI Mundo Encantado e da EMEF Professora Luzia Rodrigues. O sistema de iluminação pública também é beneficiado com o rateio de créditos.

Segundo o prefeito Xande, a transição para energia solar reduziu o total da conta de luz do município, que girava em torno de R$ 16 mil para R$ 7 mil mensais, valor este que cobria apenas a futura de iluminação pública.

“Nosso Município já está colhendo os frutos. Esse valor economizado vem auxiliando no pagamento do empréstimo das pavimentações do Badesul, por exemplo” comemorou Evaldt.

“Trouxemos inovação ao município, e ao mesmo tempo reduzimos de forma significativa os gastos em energia elétrica. É modernidade e eficiência lado a lado”, destacou a secretária da Fazenda Raquel Model.

Data de publicação: 19/02/2024

Créditos das Fotos: Renato Nunes Borges