Distribuição de citronela e palestras nas escolas reforçam medidas contra a proliferação do Aedes Aegypti.

O Município de Dom Pedro tem sido incansável na sua batalha contra o mosquito da dengue. Com a chegada das estações mais quentes, aumenta a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também de outras doenças como zika e chikungunya. Em meio a esse cenário desafiador, a Vigilância Sanitária tem implementado medidas proativas para combater essa ameaça à saúde pública.

Um dos principais enfoques tem sido a educação e a conscientização da população, especialmente das crianças e adolescentes. Nesse sentido, o agente de endemias Sandro Webber tem realizado palestras informativas nas escolas municipais e estaduais de Dom Pedro, com o objetivo não apenas informar sobre os riscos e consequências da dengue, mas também ensinar práticas preventivas que podem ajudar a reduzir a proliferação do mosquito.

Além disso, uma medida preventiva adotada foi a distribuição de citronela a toda Rede de Educação. A citronela é conhecida por suas propriedades repelentes, o que pode ajudar a afastar não apenas o mosquito da dengue, mas também outros insetos que representam incômodos e potenciais riscos à saúde. Essa iniciativa visa criar ambientes mais seguros e protegidos para os estudantes e profissionais da educação, reduzindo as chances de exposição ao vetor da dengue.

É importante ressaltar que o combate à dengue não é uma responsabilidade exclusiva dos órgãos de saúde, mas sim uma tarefa que envolve toda a comunidade. Cada cidadão pode e deve contribuir adotando medidas simples, como eliminar recipientes que acumulem água parada, manter caixas d'água devidamente fechadas e limpas, e utilizar repelentes e telas de proteção em suas residências.

Data de publicação: 23/03/2024