Em 29 de dezembro de 1995, Dom Pedro de Alcântara emancipou-se da cidade de Torres.

Dom Pedro de Alcântara, localizado no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, completa nesta quinta-feira, 29 de dezembro, 27 anos de sua emancipação político-administrativa. Antes, era considerado 5° distrito da cidade de Torres.

Gestores do Executivo estendem suas felicitações a Dom Pedro de Alcântara e ao seu povo, “gente de bem, guerreiros, honestos e batalhadores que, com seu trabalho diário, constroem o desenvolvimento dessa terra e não medem esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município abençoado."

Um pouco de História

Segundo um breve relato do livro “Dom Pedro de Alcântara: marcas do tempo”, organizado por Nilza Huyer Ely, a luta pela independência política do então quinto distrito de Torres deu-se com a formação de uma comissão de pessoas dinâmicas e idealistas em 1993, através de reuniões e a realização de um plebiscito pelo Tribunal Regional Eleitoral, em 22 de outubro de 1995, com resultado favorável à emancipação.

Após inúmeras viagens feitas à capital do Estado, a fim de conscientizar os deputados acerca da importância do processo, foi aprovado pela Assembleia Legislativa a Lei Estadual n° 10.647/1995, criando o Município de Dom Pedro de Alcântara.

Destacamos e homenageamos neste ano, os valorosos integrantes da comissão de emancipação, criada em 1° de setembro de 1993 e responsável pelo processo emancipacionista da então Colônia São Pedro:

• Presidente: Guilherme Cléo Biasi
  • Vice-Presidente: Jovino Alzemiro Vieira
  • Secretário: José Krás Selau
  • Segundo Secretário: José Amador Justo
  • Tesoureiro: Olavo Oliveira Paulo
  • Segundo Tesoureiro: Padre Roberto Pezzi
  • Conselho Fiscal: Adilson Maia Dimer; Marton Luiz da Rocha Bernst e Pedro Delai Maia Leffa
  • Suplentes: Ireno José Fernandes; Sebastião Rodrigues de Oliveira; Orlando Model Justo; José Ailson Evaldt Hendler; Paulo Justo Borges e João Antonio Behnck

Referências:

ELY, Nilza Huyer. Dom Pedro de Alcântara: marcas do tempo. Porto Alegre: EST, 2010.

Data de publicação: 29/12/2022