A Pedagogia da Alternância trata-se de uma formação com períodos alternados de vivência e estudo na Escola e na família.

Na manhã da última sexta-feira (19/05), o Prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Alexandre Model Evaldt, a Secretária de Educação, Talia da Luz Vieira, e o Secretário da Agricultura, Cidinei Evaldt Hahn, participaram de um intercâmbio de experiências com representantes de Casas Familiares Rurais da França e do Rio Grande do Sul, a convite do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Torres, a fim de aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia da Alternância.

As Casas Familiares Rurais são instituições de ensino que se originaram em meados da década de 1930 na França, com o objetivo de propiciar uma educação escolar mais adaptada à realidade dos filhos de pequenos agricultores franceses, de modo que os jovens pudessem frequentar a escola sem se afastar do trabalho na propriedade da família.

As CFRs optaram pela Pedagogia da Alternância como uma alternativa para a educação no campo, já que o ensino nesse contexto contempla as especificidades e as necessidades da população que vive no meio rural, com mais flexibilidade entre o tempo na escola e o tempo na família/propriedade.

Na oportunidade, o Prefeito Alexandre cumprimentou a comitiva francesa e gaúcha e elogiou a iniciativa do Sindicato de Trabalhadores Rurais de debater acerca da pedagogia de alternância, estendendo o convite para a entidade apresentar as experiências das casas familiares rurais com os prefeitos do Litoral Norte em uma Assembleia da Amlinorte.

Data de publicação: 22/05/2023