Prestação apenas da unidade gestora - Prefeitura Municipal de Dom Pedro de Alcântara (Não entra a Câmara Municipal nem o RPPS).
Prestação apenas da unidade gestora - Prefeitura Municipal de Dom Pedro de Alcântara (Não entra a Câmara Municipal nem o RPPS).
Antes de iniciarmos a prestação de contas com valores, faz-se necessário o entendimento da diferença entre a nomenclatura das Despesas. Despesa Corrente são as despesas do dia a dia, das quais são necessárias para manter o bom funcionamento da máquina pública e só poderão ser gastas com recurso de Receita Corrente, já a Despesa de Capital são gastos referentes a entrada de um novo bem ao patrimônio público ou do pagamento/amortização da dívida e podem ser gastas com recurso de Receita Corrente ou de Capital.
Análise do Orçamento Público de 2021
RECEITAS |
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ORÇADA |
REALIZADA |
Corrente |
R$ 12.220.000,00 |
R$ 16.163.082,25 |
Capital |
R$ 2.600.000,00 |
R$ 409.261,00 |
TOTAL |
R$ 14.820.000,00 |
R$ 16.572.343,25 |
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DESPESAS |
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|
ORÇADA |
REALIZADA |
Corrente |
R$ 12.251.700,00 |
R$ 11.622.027,20 |
Capital |
R$ 837.800,00 |
R$ 501.850,73 |
Reserva Contingência |
R$ 106.000,00 |
- |
TOTAL |
R$ 13.195.500,00 |
R$ 12.123.877,93 |
Observação: A reserva de contingência foi reduzida a 0,00 e suplementada na conta onde a despesa foi utilizada. Não preenchemos a coluna Realizada neste quadro, pois estaríamos trazendo uma despesa em duplicidade.
CORRENTE |
R$ 11.622.027,20 |
- PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
R$ 7.603.636,54 |
Contratação por Tempo Determinado |
R$ 33.325,50 |
Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal |
R$ 6.148.208,62 |
Outras Despesas Variáveis - Pessoal Civil |
R$ 144.803,49 |
Indenizações e Restituições Trabalhistas |
R$ 158.234,37 |
Obrigações Patronais RGPS |
R$ 356.193,32 |
Obrigações Patronais RPPS |
R$ 762.871,24 |
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- OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
R$ 4.018.390,66 |
Outros Benefícios Assistenciais do Servi |
R$ 3.712,86 |
Diárias - Civil |
R$ 93.512,53 |
Material de Consumo |
R$ 1.777.326,76 |
Material, Bem ou Serviço para Distribuição |
R$ 65.727,76 |
Serviços de Consultoria |
R$ 106.571,49 |
Outros Serviços de Terceiros - pessoa física |
R$ 92.077,98 |
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa jurídica |
R$ 1.576.435,69 |
Obrigações Tributárias e Contributivas |
R$ 205.000,00 |
Outros Auxílios Financeiros a Pessoas física |
R$ 18.314,99 |
Auxilio Transporte |
R$ 36.994,64 |
Despesas Exercícios Anteriores |
R$ 9.573,00 |
Indenizações e Restituições |
R$ 33.142,96 |
|
|
CAPITAL |
R$ 501.850,73 |
- INVESTIMENTOS |
R$ 272.169,69 |
Obras e Instalações |
R$ 148.380,40 |
Equipamentos e Materiais Permanentes |
R$ 123.789,29 |
- AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA |
R$ 229.681,04 |
Amortização da Dívida Consórcios Públicos |
R$ 3.621,80 |
Principal da Dívida Contratual Resgatada |
R$ 226.059,24 |
|
|
TOTAL (Corrente + Capital) |
R$ 12.123.877,93 |
Para entender a qual órgão se tratam estas despesas, traremos o montante gasto por cada órgão da Prefeitura e a proporção sobre o montante da despesa gasta.
ORGÃO |
VALOR GASTO |
% GASTO |
2- Gabinete do Prefeito |
R$ 605.568,39 |
5,0% |
3- Sec. Mun. Da Fazenda e Adm. |
R$ 1.584.272,99 |
13,1% |
4- Sec. Mun. Da Educação |
R$ 2.943.798,78 |
24,3% |
5- Sec. Mun. da Saúde |
R$ 3.309.522,71 |
27,3% |
6- Sec. De Obras e Aviação |
R$ 1.612.499,17 |
13,3% |
7- Sec. De Agricultura |
R$ 1.139.389,85 |
9,4% |
8- Secr. De Assistência Social |
R$ 497.766,80 |
4,1% |
22- Encargos Especiais |
R$ 431.059,24 |
3,6% |
TOTAL: |
R$ 12.123.877,93 |
100% |
É importante trazer que constitucionalmente a prefeitura deve gastar sobre receitas especificas o percentual mínimo 25% com educação e 15% com saúde, os outros 60%, chamados de recursos Livres, podem ser gastos em qualquer órgão e em qualquer despesa que o gestor público ache necessário.
Abaixo tem-se o valor gastos relacionado com os mínimos constitucionais
DEPESAS |
VALOR GASTO |
% Min. |
% Gasto |
Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde executadas com recursos de impostos |
R$ 2.410.725,84 |
15% |
15,79 |
Mínimo Anual de 25% das Receitas de Impostos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino |
R$ 3.848.246,43 |
25% |
25,21 |
Você leitor pode estar se perguntando: Como a secretaria de saúde gastou R$ 3.309.522,71 e segundo as despesas constitucionais apenas 2.410.725,84?
A resposta se dá pela própria receita, uma vez que a prefeitura possui receita vinculada, a exemplo: a prefeitura recebe do Fundo Nacional da Saúde um repasse de R$ 80.000,00 para Custeio Básico do SUS, este recurso é da Secretaria de Saúde, será gasto apenas com ela, porém para o Cálculo da Despesa Mínima, este repase não entrará, pois já veio destinado a isso. Em resumo, a prefeitura deve gastar estes percentuais de 15% Saúde e 25% Educação, sobre as receitas não “travadas” a um gasto específico.
Análise do Patrimônio Público de 2021
Abaixo tem-se resumidamente o Balanço Patrimonial da Prefeitura
BALANÇO PATRIMONIAL |
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2020 |
2021 |
2020 |
2021 |
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1.1- ATIVO CIRCULANETE |
R$ 862.443,31 |
R$ 3.394.750,57 |
2.1- PASSIVO CIRCULANTE |
R$ 8.124,38 |
R$ 32.817,91 |
1.1.1 Caixa e Equivalente de Caixa |
R$ 816.289,27 |
R$ 3.362.529,66 |
2.1.1 Obrig. Trab. E Prev. A CP |
- |
R$ 49,19 |
1.1.2 Créditos a Curto Prazo |
R$ 38.023,68 |
R$ 31.518,85 |
2.1.2 Fornecedores a Pagar a CP |
R$ 725,50 |
R$ 31.536,81 |
1.1.3 Demais créditos a Curto Prazo |
R$ 8.130,36 |
R$ 352,06 |
2.1.3 Obrigações Fiscais a CP |
- |
R$ 8,15 |
1.1.4 VPD Pagas Antecipadamente |
- |
R$ 350,00 |
2.1.4 Demais Obrigações a CP |
R$ 7.398,88 |
R$ 1.223,76 |
1.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE |
R$ 16.990.422,81 |
R$ 20.763.562,96 |
2.2 PASSIVO NÃO CIRCULANTE |
R$ 203.255,18 |
R$ 234.224,70 |
1.2.1 Ativo Realizado a Longo Prazo |
R$ 270.531,36 |
R$ 4.469.647,55 |
2.2.1 Obrig. Trab. E Prev. A LP |
R$ 153.255,18 |
R$ 209.224,70 |
1.2.1.1 Créditos a Longo Prazo |
R$ 270.531,36 |
R$ 334.966,00 |
2.2.2 Demais Obrigações a LP |
R$ 50.000,00 |
R$ 25.000,00 |
1.2.1.2 Demais créditos a Longo Prazo |
- |
R$ 4.134.681,55 |
2.3 PATRIMONIO LIQUIDO |
R$ 17.641.486,56 |
R$ 23.891.270,84 |
1.2.3 Investimentos |
- |
R$ 3.621,80 |
2.3.1 Ajuste Avaliação Patrimonial |
R$ 4.645.459,18 |
R$ 4.645.459,18 |
1.2.4 Imobilizado |
R$ 16.719.891,45 |
R$ 16.290.293,61 |
2.3.2 Resultado Acumulado |
R$ 12.996.027,38 |
R$ 19.245.811,66 |
TOTAL ATIVO |
R$ 17.852.866,12 |
R$ 24.158.313,53 |
TOTAL PASSIVO |
R$ 17.852.866,12 |
R$ 24.158.313,45 |
No comparativo com o Ano de 2020, pode-se observar uma crescente no resultado patrimonial, sendo que os pontos de maiores relevância são: Caixa e equivalente de caixa, Demais créditos a Longo Prazo e o Resultado Acumulado.
- Caixa e Equivalente de Caixa: A prefeitura teve um aumento de R$ 2.546.240,46 de saldo, resultado de boa gestão dos recursos.
- Demais Créditos a Longo Prazo: Esta conta teve um aumento de R$ 4.134.681,55, exatamente o resultado da diferença entre o ano de 2020 e 2021, lançado devido ao desvio do dinheiro público pelo tesoureiro, notícia conhecida por todos deste município. Do montante do desvio, o valor referente ao cofre da prefeitura seria este lançado, o restante do RPPS, unidade gestora que não está sendo contemplada nesta prestação de contas. Este valor foi lançado como demais créditos a Longo Prazo, pois a prefeitura possui um processo judicial em que espera recuperar este valor.
- Resultado Acumulado: A prefeitura teve um aumento do resultado acumulado, pois diminuindo da sua receita todas as despesas do ano ela obteve um superávit de R$ 6.249.784,28. É importante destacar que este resultado é patrimonial, não financeiro. Esta diferença se dá pois as receitas são reconhecidas no lançamento, exemplo: quando a prefeitura entrega o carnê do IPTU, ela reconhece o valor que deverá receber, para o patrimônio isso já é receita independentemente do pagamento, igualmente esta diferença acontece com as despesas, exemplo: Ocorreu a entrega do bem a prefeitura já será contabilizada como despesa, independente do pagamento ao fornecedor.
Considerações finais
“Mesmo com o baque que sofremos no início desta gestão em 2021, após a descoberta do desvio de aproximadamente 4,2 milhões dos cofres públicos, fechamos o ano com todas as contas em dia, inclusive com saldo nelas, mesmo devolvendo cerca de um milhão para as contas vinculadas, sendo estas da saúde, educação, assistência social e meio ambiente. Além disso, não atrasamos os pagamentos nem os compromissos com fornecedores. Em geral, a prefeitura dispõe de recursos suficientes para aplicar e gerir o patrimônio municipal”, salienta a Secretária da Fazenda, Administração e Planejamento, Raquel Model Evaldt Hahn.
Ainda no tocante ao desvio de valores, segundo a Assessoria Jurídica Municipal, a responsabilidade de ressarcimento vem sendo apurada em processos judiciais, os quais correm em segredo de justiça.
Data de publicação: 06/06/2022