129 animais foram beneficiados pelo convênio celebrado entre o Município de Dom Pedro de Alcântara e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do programa "Melhores Amigos".

A Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, através do Departamento de Gestão Ambiental, realizou nos dias 28 e 29 de setembro, o 1° Mutirão de Castração de Cães e Gatos no município, em parceria com o Instituto SOS Bicho Urbano de Passo de Torres/SC.

Com o intuito de controlar a população de animais domésticos e a diminuição de animais em situação de rua, foram 129 animais esterilizados no castramóvel - um ônibus todo equipado e regulado para fazer os procedimentos, com centro cirúrgico e espaços pré e pós-operatório.

Os recursos da ação são oriundos do convênio celebrado com o Governo do Estado, através do programa “Melhores Amigos”, por intermédio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, no montante de R$ 34.722,23, sendo R$ 25 mil do convênio e R$ 9.722,23 em recursos próprios.

O prefeito Xande, por sua vez, evidencia a importância dessa política pública para o bem-estar animal e a parceria do estado em assisti-la. “Agradecemos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do nosso vice-governador Gabriel Souza, que é um grande defensor da causa animal”.

"A ação fortalece a sensibilização da relação entre sociedade e animais, tendo como objetivo buscar maior equilíbrio na população animal, diminuindo assim o índice de abandono e maus-tratos”, pontuou a Chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Fabiana Hertzog Dimer.

Conscientização Ambiental

Na manhã da última sexta-feira, 22 de setembro, os técnicos do Departamento de Gestão Ambiental visitaram a Escola Estadual de Dom Pedro de Alcântara, a Escola Municipal Professora Luzia Rodrigues e comércios locais, a fim de divulgar a coleta seletiva do município.

Na oportunidade, foram doados coletores de pilhas e baterias, que posteriormente serão encaminhados à empresa especializada pela destinação, além de distribuídos folders com a temática da coleta, explicitando a correta separação dos materiais.

Os servidores, por sua vez, entendem que “para promover a cultura da reciclagem, a educação ambiental nas escolas é uma ferramenta poderosa", concluem.

Data de publicação: 29/09/2023