O campeonato é uma realização da Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, através da Coordenação Municipal de Esportes e apoio da Liga Dompedrense de Futebol.

A bola rolou oficialmente na tarde chuvosa do último domingo, 3 de setembro, na primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Dom Pedro de Alcântara, Taça Artur Farias. Dois grandes jogos abrilhantaram a abertura da competição no Estádio Caldeirão, na comunidade de Hilários.

Na primeira partida o Horizonte superou a forte equipe do Aimoré de virada por 4 x 2. Para o Horizonte os gols foram de Renan Pinto, em um golaço de falta, além de Edevaldo, Rariel e Leonardo. Já para a equipe alviazul os gols foram anotados por Ricardinho e Léo Prá. O troféu destaque da partida foi para Renan Pinto.

Após a solenidade de abertura e fala das autoridades, o embate foi entre Cruz Vermelha e Gaúcho, em uma grande partida de futebol, com chances de gols para ambos os times. Mas quem aproveitou uma das oportunidades foi a equipe visitante, com um lindo gol de Dênis Matos que encobriu o goleiro Dionas e garantiu a vitória do Gaúcho. O troféu destaque da partida foi para Pedro Fernandes.

No próximo domingo, 10 de setembro, a segunda rodada da competição ocorrerá na Arena Mata Verde, em Morros dos Leffas, com os seguintes jogos:

13:15 - Floresta x Gaúcho
15:15 - Mata Verde x Horizonte