Procissão motorizada, exposições, brincadeiras, almoço comunitário e bailes marcaram as festividades do último sábado e domingo, 22 e 23 de julho.

Em 1960, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época, instituiu o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II. E como forma de homenagear e reconhecer o trabalho do produtor rural, o Município de Dom Pedro de Alcântara vem há anos realizando a tradicional Festa dos Agricultores em alusão à data.

Neste ano, muitas pessoas do município e região prestigiaram a 5ª edição dessa tradicional festa comunitária, nos dias 22 e 23 de julho.

No sábado, às 20h ocorreu a abertura oficial das festividades, com missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo e quermesse no Salão Paroquial, animada com a apresentação de gaiteiros e violeiros da região.

Já no domingo, com céu aberto e um ótimo clima, inúmeras máquinas agrícolas percorreram o município em procissão, conduzidas pela imagem de Santo Isidoro em um veículo, onde encontrava-se o pároco Edivan Machado de Oliveira, que posteriormente os abençoou e prosseguiu com a missa campal em frente à Igreja Matriz.

Após, mais de 500 pessoas lotaram o Salão Paroquial, num verdadeiro almoço comunitário, com colheita de frutas e sorteio de brindes. Durante a tarde, diversas atrações também aconteceram na Praça do Imigrante, com música ao vivo, brincadeiras diversas, espaço kids, exposições de implementos agrícolas antigos, além de estandes para venda de produtos coloniais, artesanatos e orquídeas.

No Salão Paroquial, a partir das 15 horas, a banda Brisa Tropical embalou a tarde da maturidade e o encerramento deu-se com a apresentação da banda Indústria Nacional às 18 horas, com muita dança e o salão lotado.

O prefeito Alexandre, por sua vez, parabenizou a organização da festa e destacou sua importância enquanto momento de socialização entre todos os agricultores do município. “São dois dias de reconhecimento e muito entretenimento que fazem a diferença para todos nós”, explicou.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Comissão Organizadora da Comunidade e patrocinado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul, com o apoio da Emater/RS, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Centro Ecológico, a Câmara de Vereadores, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, a Rádio Integrante FM e a Gamape Comércio de Peças e Mecânica Pesada.

Data de publicação: 25/07/2023

Créditos das Fotos: Renato Nunes Borges