Estudo geológico e projeto de espaço multiuso são temas centrais do encontro entre autoridades municipais e eclesiásticas.

Na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, o prefeito Xande se reuniu com o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, os padres Ildomar Danelon e Edivan de Oliveira, o vereador Devali, além de servidores municipais e membros da comissão da paróquia. A reunião teve como pauta o estudo geológico da encosta do Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a cessão de uso de uma área para implantação de um projeto de espaço multiuso para a comunidade.

A Secretária da Fazenda, Administração e Planejamento, Raquel Model, destacou que a empresa contratada pelo Município está na fase final de elaboração do diagnóstico, avaliação da área crítica, indicação de medidas emergenciais e anteprojeto para contenção da área do Santuário, com possibilidade de entrega do trabalho nesta tarde de segunda-feira.

Com base no laudo, a Mitra encaminhará os dados à Seguradora do Prédio, solicitando a liberação do local para a remoção do entulho e o início das obras de contenção da encosta.

A segunda pauta discutida na reunião foi a cessão de uso pela Mitra ao Município de Dom Pedro de Alcântara de uma área localizada em frente ao altar, na parte inferior do Santuário, com o objetivo de viabilizar a captação de recursos para a implementação de um projeto de espaço multiuso, destinado a atividades religiosas, esportivas, comunitárias, sociais, culturais, educativas e recreativas da comunidade.

Além da emenda já indicado pelo senador Luiz Carlos Heinze por meio de Transferência Especial, os deputados federais Alceu Moreira e Franciane Bayer manifestaram interesse de em breve destinar recursos para a execução do projeto.

Data de publicação: 24/06/2024

Créditos das Fotos: Renato Nunes Borges