O investimento de 1,8 milhões é oriundo de recursos do Governo Estadual e Federal, além de contrapartidas do Governo Municipal.

O prefeito Xande e o vice-governador Gabriel Souza, acompanhados da deputada federal Franciane Bayer, inauguraram quatro obras de pavimentação no Município de Dom Pedro de Alcântara, na tarde da última sexta-feira, 6 de outubro. Os políticos, lideranças locais e a população prestigiaram a solenidade em frente ao Centro Administrativo Jovino Alzemiro Vieira, e após dirigiram-se às vias pavimentadas para os registros oficiais.

Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo destacou o empenho do governo estadual no desenvolvimento regional, através das parcerias com os municípios, bem como os investimentos da Caixa Econômica Federal. “Vocês estão de parabéns por estarem ao lado dos municípios financiando cada vez mais obras. Estas pavimentações não representam apenas conforto, melhor trafegabilidade e segurança. Essas entregas, esperadas há anos pelos moradores, impulsionam o desenvolvimento dessas localidades após 27 anos de emancipação, além de fomentarem o turismo e a estruturação das atividades produtivas. Tinha como prioridade quando me tornasse prefeito a pavimentação do acesso à Gruta e está aí concluída”.

Em pronunciamento, a gerente de governo da Caixa, Fernanda Almeida Cappelini, acompanhada pela supervisora substituta, Gisele Zortêa, colocou a instituição financeira à disposição da municipalidade, enquanto o secretário de obras e viação, Fabiano Lumertz Justo, evidenciou os avanços da administração à frente do executivo, empenhada na melhoria da qualidade de vida da população.

Gabriel, por sua vez, cumprimentou o prefeito Xande e reconheceu o trabalho de retomada que sua gestão vem executando. “Fico muito feliz em ver o reestabelecimento da prefeitura municipal, e ver que vocês estão fazendo investimentos com recursos próprios, sobretudo em pavimentações. Dom Pedro não pode parar e nem o Rio Grande do Sul”, finalizou.

“Hoje aqui tem obra do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, de emenda parlamentar; tem recurso próprio da prefeitura. Que esse trabalho de resultado fique como legado”, pontou a parlamentar Bayer.

Após, dirigiram-se à Rua Jacob Magnus, primeira pavimentação realizada pela administração totalmente com recursos próprios, até o totem de inauguração do acesso ao Parque da Gruta. No local, foi realizado o descerramento da placa inaugural da última etapa da Rua Jacob Magnus e Estrada da Baixada - importantes vias de ligação entre as comunidades do interior e de acesso ao Santuário Diocesano.

Ato contínuo, prosseguiu-se até a Estrada do Pinheiro, realizada em duas etapas através de Convênios firmados com o Governo do Estado nos programas “Pavimenta” da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e “Avançar no Turismo” da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

No final da tarde, a solenidade encerrou-se no bairro São Brás, onde foram pavimentados 484 metros da Rua da Figueira, através de emenda parlamentar da ex-deputada federal Liziane Bayer, pleiteada pelo vereador Delavi.

As obras envolveram a pavimentação de um trajeto de exatos 1.776 metros de extensão. O investimento total foi de R$ 1.829.544,74 - sendo que desse valor R$ 526.474,97 foram recursos do Governo Municipal, R$ 830.218,32 em recursos do Governo Estadual, além de R$ 472.851,45 provenientes da União.

Também estiverem presentes o assesor Paulo Silveira, representando o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Carlos Rafael Mallmann; o Diretor Adjunto da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Boff Daitx; representando o deputado estadual Luciano Silveira e o deputado federal Alceu Moreira, os assessores Marcoantonio e Ferulinho Tedesco; o coordenador de saúde do Litoral, Robson Bobsin Brehm; o coordenador de agricultura, Éder Reck; o coordenador do SINE de Osório, Ivair Konig; o vereador Jucemar Sumara, o vereador Romildo, o vereador Igor Beretta de Torres, a vereadora Elisângela Santos de Três Cachoeiras, empreiteiros responsáveis pelas obras de pavimentação, secretários municipais e servidores públicos.

Data de publicação: 07/10/2023

Créditos: Ascom