Iniciativa beneficiará 432 mil famílias gaúchas que poderão trocar os valores por compras a partir de dezembro.

O Programa Devolve ICMS abrange famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com base nos critérios de que recebam o benefício do Bolsa Família ou cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular. Todas as famílias beneficiadas possuem renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita por mês inferior a meio salário mínimo nacional, conforme critérios do CadÚnico. O programa abrange cerca de 432 mil famílias que terão uma devolução de R$ 400,00 por ano, paga em quatro parcelas trimestrais de R$ 100,00.

Informações sobre a retirada dos cartões


O Cartão Cidadão do Devolve ICMS não é o mesmo do Bolsa Família e é preciso retirá-lo em novembro para receber os valores em dezembro. Ele é emitido pelo Banricard e funciona como um cartão de débito, com senha, podendo ser usado em 140 mil estabelecimentos, como supermercados e padarias, entre outros.


Na Capital, Porto Alegre, a retirada será realizada no Gigantinho a partir do dia 16 de novembro. No Interior do Estado, a entrega dos cartões ocorrerá em agências do Banrisul. 


RETIRADA DO CARTÃO CIDADÃO


O Banrisul entregará os cartões a todos os beneficiários do Programa entre os dias 16 e 26 de novembro, observado o calendário organizado em ordem alfabética.


O usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF para retirar o seu cartão, além de usar máscara, em razão dos protocolos de combate à pandemia.


Datas de entrega por ordem alfabética do titular do cartão:


  • 16 de novembro: letras A, B

  • 17 de novembro: C, D

  • 18 de novembro: E, F, G

  • 19 de novembro: H, I, J

  • 22 de novembro: K, L

  • 23 de novembro: M

  • 24 de novembro: N, O, P, Q, R

  • 25 de novembro: S, T, U

  • 26 de novembro: V, W, X, Y, Z

Porto Alegre


Na capital, a distribuição dos cartões ocorrerá no Gigantinho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. O Gigantinho fica na Avenida Padre Cacique, 891, ao lado do estádio Beira-Rio.


Interior do Estado


Nos municípios do interior do Estado, a entrega dos cartões ocorrerá em agências do Banrisul. Para beneficiários do interior do Estado, também valem as mesmas datas e letras do nome do titular.

Os beneficiários do Programa Devolve ICMS poderão retirar o Cartão Cidadão ainda no mês de novembro. O uso do cartão será a partir de 15 de dezembro, quando os créditos serão feitos pelo Estado.

Fonte: Governo do Estado do RS

Data de publicação: 12/11/2021

Compartilhe!