O índice de crescimento se deve à implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, a partir do ano letivo de 2018.

Dom Pedro de Alcântara apresentou um crescimento expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, o município obteve 5,4 pontos. Em 2019, a pontuação subiu para 6,8. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a pesquisa a cada dois anos. 

O índice de crescimento se deve à implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, a partir do ano letivo de 2018. O sistema contribui para promover unidade e para melhorar ainda mais a qualidade nas escolas da rede municipal. O material é pensado especialmente para atender às necessidades das redes públicas de ensino, e essa preocupação passa desde os livros dos alunos até à formação continuada dos professores, promovendo oportunidades equânimes e um aprendizado significativo em todos os municípios. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar.

Data de publicação: 16/12/2020

Compartilhe!