O alerta é feito pela Secretaria de Saúde do município, que tem acompanhado a crescente transmissão do vírus em um mesmo ambiente familiar.

Para garantir a segurança dos moradores de uma mesma residência onde haja algum deles com suspeita de COVID-19, é preciso redobrar os cuidados. O alerta é feito pela Secretaria de Saúde do município, que tem acompanhado a crescente transmissão do vírus em um mesmo ambiente familiar. 

As medidas para evitar que isso ocorra são inúmeras, iniciando pela suspensão de abraços, beijos e cumprimentos entre os familiares. Além disso, é essencial que não haja compartilhamento de objetos e a higienização de ambientes comuns como o banheiro. O infectado deve também manter-se em isolamento em apenas um cômodo para reduzir a transmissibilidade. Em caso de permanência no mesmo cômodo, o indivíduo deve permanecer de máscara, além de manter 2 metros de distância.

Se houver necessidade de sair de casa, o que deve ocorrer apenas em casos inadiáveis, as seguintes precauções são exigidas ao indivíduo suspeito ou diagnosticado pela Covid-19. 

Quando sair:
•    Ao sinal de gripe ou tosse, coloque a máscara;
•    Prenda os cabelos, evite acessórios e vista uma blusa de manga comprida;
•    Procure não tocar em nada em condomínios ou prédios, o ideal é levar luvas ou lenços descartáveis e usá-los para tocar as superfícies;
•    Mantenha distância dos outros, se possível 2 metros;
•    Se tocar o dinheiro em espécie ou cartão de pagamento, higienize-se de preferência com álcool em gel após manipular; não se esqueça de limpar o cartão de pagamento também após o seu uso.
•    Evite o transporte público;
•    Não toque rosto, boca, nariz e olhos até a higienização das mãos. 

Quando voltar:
•    Tire o calçado antes de entrar em casa;
•    Não mexa ou encoste em nada antes de lavar as mãos;
•    Se tiver levado seu cão para passear, desinfete as patas dele;
•    Em uma caixa na entrada, deixe as chaves, a carteira ou a bolsa;
•    Tire as roupas, bote-as em um saco plástico e leve ao cesto de roupas sujas ou coloque diretamente na máquina de lavar;
•    Com álcool 70% ou água e sabão, limpe embalagens e objetos trazidos da rua.
•    Limpe com álcool 70% o aparelho celular (e sua capa protetora), assim como outros objetos do dia a dia, como óculos, relógios de pulso, chaves, mochilas, bolsas, entre outros. 

Tipos de exames 

Existem 4 tipos de exames disponíveis: 

Anticorpos totais – análise de sangue

IgG e IgM – análise de sangue

Pesquisa de antígeno – swab nasal com cotonete

RT-PCR – swab nasal com cotonete 

Como o COVID-19 pode se apresentar de forma assintomática, em alguns casos precisamos saber se já tivemos contato com o vírus. Neste caso é indicado exame de sangue.

IgM ou IgG ou anticorpos totais

O IgM – significa contato recente

Já o IgG – significa contato tardio.

E os anticorpos totais apenas informam que a pessoa teve contato 

Caso tenha contato com alguém contaminado sabidamente, os exames indicados são as coletas de secreção nasal (swarb nasal com cotonete). Coletar RT-PCR (5 dias após o contato). 

Caso apresente sintomas (tosse, coriza, falta de ar, perda de olfato e paladar, febre), o exame indicado também é o swab nasal com cotonete. Deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, sendo o ideal no quinto dia.  Este exame detecta a presença do vírus no organismo através da secreção nasal. 

Não esqueça! 

Use máscara, lave as mãos, evite contato com outras pessoas, evite contato com superfícies possivelmente contaminadas, use álcool gel, só saia de casa para o necessário.

Data de publicação: 10/12/2020

Compartilhe!