O município conquistou ainda o 3° lugar, juntamente com mais nove cidades, no ranking nacional, e ficou em 2ª colocação no Estado, empatando com mais sete municípios.

Dom Pedro de Alcântara é o 1° colocado, entre os municípios do Litoral do Rio Grande do Sul, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Além disso, conquistou o 3° lugar, juntamente com mais nove cidades (246,5 pontos), entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, classificando-se como a 3ª melhor contabilidade municipal do país. Ficou ainda em 2ª colocação no Rio Grande do Sul, com 237,1 pontos, empatando com mais sete municípios, dentre os 497 do Estado, além de ser o 1° da região do Litoral, com 236,7 pontos. 

O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional para avaliar a consistência da informação que o governo federal recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi – e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. 

O ranking é dividido em dimensões de avaliação. Cada uma dessas dimensões reúne um conjunto de verificações que tem o mesmo objetivo ou que sejam relacionadas às mesmas informações. Atualmente, existem quatro dimensões de avaliação: Dimensão I – Gestão da informação; Dimensão II – Informações Contábeis; Dimensão III – Informações Fiscais; Dimensão IV – Informações Contábeis x Informações Fiscais. 

Para o ranking de 2020, foram analisados os dados de cada município entregues em 2019. 

De acordo com o prefeito municipal, Dirceu Pinho Machado, e a secretária da Fazenda, Siloe Raupp Raulino, essa colocação é resultado do trabalho em equipe e do comprometimento e respeito com o dinheiro do cidadão Dompedrense. “Isso é fazer gestão com responsabilidade. Esperamos que esse trabalho continue”, afirmou eles.

Confira os 25 primeiros colocados no ranking nacional:

  1. Águas Frias (SC)
    2. Santana da Boa Vista (RS)
    3. Guabiruba (SC)
    3. São Sepé (RS)
    3. Bozano (RS)
    3. Júlio de Castilhos (RS)
    3. Dom Pedro de Alcântara (RS)
    3. Ronda Alta (RS)
    3. Nova Petrópolis (RS)
    3. Entre-Ijuís (RS)
    3. Lagoa dos Três Cantos (RS)
    3. São Domingos (PB)
    13. Senador Amaral (MG)
    13. Senador Salgado Filho (RS)
    15. Selbach (RS)
    15. Santa Cruz do Sul (RS)
    15. Santa Vitória do Palmar (RS)
    18. Conceição do Lago-Açu (MA)
    19. Mamborê (PR)
    19. Guaporé (RS)
    21. São João do Jaguaribe (CE)
    21. Hulha Negra (RS)
    23. Belo Horizonte (MG)
    24. Eldorado do Sul (RS)
    24. Passira (PE)

Data de publicação: 03/12/2020

Compartilhe!