A estrutura administrativa do Posto de Saúde de Dom Pedro de Alcântara, localizada ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, receberá uma série de melhorias.

A obra, que deve iniciar na próxima semana, consistirá em uma sala para alojamento dos motoristas que ficam de plantão, uma sala para guardar os arquivos e equipamentos como cadeiras de rodas e cama hospitalar, que são fornecidos para empréstimo, além de uma sala de reuniões.
A benfeitoria será realizada com recurso do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que o município conquistou em 2019, por ter alcançado a classificação ‘muito bom’, tanto com relação ao trabalho prestado no Núcleo Apoiado de Saúde da Família (NASF) quanto na Unidade Básica de Saúde. A conquista resultou na ampliação dos valores repassados para investimentos na saúde básica municipal.

Nas duas avaliações anteriores, realizadas nos anos de 2012 e 2015, Dom Pedro de Alcântara alcançou a classificação 'regular' no PMAQ.

O PMAQ avalia a qualidade do atendimento de saúde dos municípios e envia recursos conforme essa nota, buscando fortalecer e qualificar os serviços ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os itens que são considerados estão saúde da família, saúde bucal e NASF.

Data de publicação: 14/08/2020