A união entre um grupo de voluntárias de diferentes comunidades e entidades resultou na formação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.

A união entre um grupo de voluntárias de diferentes comunidades de Dom Pedro de Alcântara, a Secretaria de Assistência Social, a Emater/RS-Ascar, e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, resultou na formação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar alimentos e materiais de higiene para que sejam destinados às famílias carentes do município, diante deste momento tão difícil.

A ideia surgiu da engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Tatiane Vahl Bohrer, que percorre as comunidades diariamente e percebeu a dificuldade vivenciada por diversas famílias, mesmo com todo o auxílio prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O comitê uniu uma representante de cada comunidade, que se responsabiliza por monitorar o seu ponto de coleta e incentivar a doação entre os vizinhos, amigos e familiares. Os pontos de coleta, denominados ‘Caixa da Solidariedade’, estão localizados nos mercados do município, como Canto dos Hilários, Morro dos Leffa, Porto Colônia e Centro, além da Paróquia.

Toda a arrecadação é destinada ao comitê, que realiza a montagem dos kits e faz a definição de quais famílias serão beneficiadas. “Esse trabalho em conjunto é muito importante. Pois aqui na secretaria, temos a listagem das famílias em situação de vulnerabilidade social, quais delas estão recebendo auxílio do governo e quando receberam. Desta forma, conseguimos organizar para que seja feita uma distribuição justa e correta, beneficiando mais famílias carentes. O resultado tem sido muito positivo para todos”, explicou a secretária de Assistência Social, Raquel Model.

“Eu não imaginava que em nosso município havia tantas famílias que passassem por tamanha necessidade. Eu sabia que existia, mas não que fosse nessa proporção. Me surpreendi bastante durante as entregas”, disse a voluntária, Daiana Lumertz, acrescentando ainda “ao mesmo tempo que fiquei surpresa, fiquei muito feliz de estar fazendo parte do comitê e poder ajudar essas pessoas a terem, pelo menos, o que comer. A terem uma vida mais digna neste momento tão delicado”, completou ela.

A voluntária Jurema da Silva também está se sentindo muito bem e útil em poder contribuir com essa ação. “A gente não imagina a quantidade de pessoas que precisam de ajuda”, afirmou ela.
“Fiquei muito emocionada e feliz em saber que eu poderia ajudar os mais necessitados. Assim que aceitei o convite para participar do comitê, já fui até o mercado da minha comunidade e pedi permissão para colocar uma caixa para doações. Para incentivar, coloquei os primeiros alimentos na caixa”, contou a voluntária, Ivone Schwanck.

O comitê também auxiliou às famílias mais prejudicadas com a passagem do ciclone ‘bomba’, que arrasou plantações e destelhou muitas casas.

Data de publicação: 13/08/2020

Compartilhe!