A Secretaria Municipal de Obras e Viação é o órgão responsável pela construção, conservação e manutenção de obras viárias, praças e jardins, estradas municipais, rede de iluminação urbana, monumentos e prédios públicos municipais. Dentro das diretrizes do plano diretor, controla a expansão urbana, examinando e aprovando projeto de obras particulares e fiscalizando sua execução. Cabe-lhe também opinar sobre a urbanização de terrenos situados no Município e tratar da desapropriação de imóveis que o plano diretor exige. Compete-lhe, ainda, o planejamento, a construção, a fiscalização e a conservação das redes de esgotos pluviais e cloacais, bem como a desobstrução dos condutores e bocas coletoras de esgoto, além de fiscalizar, também neste campo, as obras e projetos contratados por terceiros. Administra o cemitério municipal, a manutenção e conservação dos veículos oficiais e controla o trânsito na cidade. Atua, ainda, no controle do meio-ambiente.

Responsáveis

Fabiano Lumertz Justo

Secretário

Endereço

  Rua Antonio Julio Webber, 39  Bairro: Centro
    Dom Pedro de Alcântara/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

15/03/2024

Autorizado o início de mais três obras de pavimentação em Dom Pedro de Alcântara

Com um investimento de R$ 571.709,64 - serão pavimentados ao todo 628 metros de vias nas comunidades de Hilários, Morro das Pedras e Centro.


12 mar 2024

Prefeito Xande anuncia mais um trecho de pavimentação na comunidade dos Lumertz

Dom Pedro de Alcântara é um dos municípios que está sendo beneficiado com o investimento de R$ 200 mil viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural (Cidirur) - do qual faz parte desde janeiro de 2023.


06 mar 2024

Iniciado calçamento na comunidade dos Lumertz

A obra de pavimentação teve início na última quarta-feira (6), com o recebimento dos canos e blocos de concreto.


05 mar 2024

Publicado o Edital para eleição dos membros suplentes do Conselho Tutelar

As inscrições tiveram início no dia 4 de março e se encerram no dia 19 de abril de 2024 e poderão ser realizadas na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).


04 mar 2024

Avança obra de pavimentação na comunidade de Arroio dos Mengues

Com cerca de 80% do calçamento concluído, em breve será entregue à comunidade 980 metros lineares de PAVS.


Todas as notícias