A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) é o órgão encarregado de planejar, gestar e instruir a Educação Básica Municipal. Cabe à Secretaria de Educação organizar, manter e desenvolver as políticas públicas educacionais do município, integrando-se às políticas e planos educacionais da União e do Estado.

Atualmente o Município possui 2 Escolas Municipais, divididas em três estabelecimentos de ensino. Essa estrutura atende 282 alunos e possui uma equipe de 70 professores e funcionários que são assessorados pela equipe da SMEC, sendo: o Secretário Municipal, um auxiliar administrativo e uma nutricionista escolar.

A Secretaria é responsável por diversos programas e projetos da área educacional, pela saúde e bem-estar das crianças e adolescentes dentro da comunidade escolar, priorizando a inclusão e o atendimento especializado dos alunos, estimulando a qualidade de vida dos mesmos e assegurando as necessidades das famílias dos grupos sociais mais necessitados.

Cabe-lhe incentivar a difusão e elevação da cultura popular, através de atividades culturais, artísticas em geral e também a recreação e lazer. Promove a recreação pública e o esporte amador, podendo manter unidades recreativas, organizar campeonatos e torneios esportivos entre unidades escolares e amadoras.

Colabora com órgãos afins das esferas federal, estadual e entidades privadas, para as atividades acima mencionadas. O departamento de Turismo e Desporto, está dentro das atribuições e responsabilidades da SMEC, sendo o órgão encarregado de executar a política de turismo e desportos do Município.

Responsáveis

Daniela Leffa Justo

Secretária

Endereço

  Avenida Central, 89  Bairro: Centro
    Dom Pedro de Alcântara/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

27/03/2024

Comitiva de Dom Pedro explora solução para o controle de maruins em visita a Santa Catarina

O prefeito Xande e sua equipe visitaram o Município de São João do Itaperiú para conhecer um ativo biológico ainda em testes utilizado no combate aos maruins.


25 mar 2024

Seu voto poderá garantir R$ 1 milhão para pavimentação em Dom Pedro de Alcântara

O deputado federal Maurício Marcon lançou uma competição virtual onde municípios de tamanho semelhante disputam esse recurso em seis etapas


23 mar 2024

Vigilância Sanitária de Dom Pedro de Alcântara intensifica combate ao mosquito da dengue

Distribuição de citronela e palestras nas escolas reforçam medidas contra a proliferação do Aedes Aegypti.


23 mar 2024

Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira (25)

No período de 25 de março à 31 de maio a vacina estará disponível na UBS Guilherme Cléo Biasi, com o Dia D da campanha em 13 de abril.


19 mar 2024

O Campeonato Municipal de Futebol de Dom Pedro de Alcântara inicia neste domingo (24)

O palco inicial da competição será na comunidade dos Magnus, no Estádio Florestal, com dois jogos entre as categorias aspirante e titular.


Todas as notícias