A campanha visa chamar a atenção para a Lei Maria da Penha e dá destaque às ações do sistema de segurança pública direcionadas ao combate da violência doméstica e familiar.

A prefeitura de Dom Pedro de Alcântara participou, na última terça-feira (10), da abertura do 1º Agosto Lilás, promovido pela Delegacia de Polícia Civil de Torres e pelo Conselho Municipal Dos Direitos da Mulheres (COMDIM), representada pelo vice-prefeito, Rodrigo Daitx, a convite do vereador Deleon Hahn.

Neste mês, a Lei Maria da Penha, de 2006, faz aniversário e a campanha Agosto Lilás convida à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.  Segundo o Instituto Maria da Penha, a violência doméstica teve um aumento de até 50% em alguns estados durante o período de isolamento social, portanto a importância de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

“Estamos completando 15 anos da lei Maria da Penha, e nesse momento delicado que passamos, apoiar um evento que valoriza as mulheres é uma obrigação de todas as pessoas. Enfatizo sempre o ditado, em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher! Parabéns à delegacia da Polícia Civil pela iniciativa, que todas as mulheres se sintam mais acolhidas e amparadas, Dom Pedro de Alcântara sempre lutará por esta causa, destacou o vice-prefeito.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. A Central de Atendimento à Mulher 24 Horas – Disque 180, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Outra forma rápida, simples e segura de denunciar estes crimes é registrar a ocorrência pela internet. A delegaciaonline.rs.gov.br é uma plataforma digital criada pela Polícia Civil do RS onde as vítimas podem relatar as agressões sofridas sem ter que ir até a delegacia e que também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.

Data de publicação: 12/08/2021