Essa audiência visa atualizar a legislação municipal, estabelecendo diretrizes e proposições do desenvolvimento da cidade, identificando questões a serem observadas no crescimento urbano e propondo soluções atualizadas para uma convivência harmônica.

Na tarde desta sexta-feira (28), no salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na baixada, realizou-se uma audiência pública visando a revisão do plano diretor municipal, intermediada pelo arquiteto municipal Jonas Schwanck em parceria com o Engenheiro Civil Paulo Corrêa.

O plano diretor, por sua vez, é um instrumento de planejamento que estabelece regras que orientam e induzem o crescimento da cidade, bem como organizam as atividades urbanas e rurais, considerando, dentre outros aspectos, meio ambiente, habitação, transporte e infraestrutura urbana.

O encontro contou com as presenças do prefeito Alexandre Model Evaldt, do vice-prefeito Rodrigo Daitx, dos vereadores Maurício Model Bock, Natanael Evaldt Behenck, Jucemar Sumara e Deleon Hahn Silveira, além de funcionários públicos, comerciantes, prestadores de serviços da região central do município e de outras localidades, bem como também, novos empreendedores que pretendem investir no município.

Na oportunidade, foram apresentados vários questionamentos da sociedade civil quanto às especificidades do plano, mostrando-se uma audiência pública bastante produtiva. De fato, a revisão da lei é necessária para que esta gestão e a população, a partir de uma leitura baseada na realidade do município, repensem-o conjuntamente em relação às questões físico, ambiental, econômico e social, via processo de participação social.

Ao encerrar a audiência, o poder executivo municipal agradeceu a presença de todos e convidou a população de Dom Pedro de Alcântara para visitar a prefeitura, propor sugestões, se familiarizar com o plano diretor e, assim, contribuir para sua construção.

Data de publicação: 28/05/2021

Créditos: Renato Nunes Borges