O evento foi um espaço de discussão, em que a sociedade, representada por seus segmentos, teve a oportunidade de participar da definição de políticas públicas de saúde para o município.

A cada quatro anos a saúde pública é tema de conferências municipais, estaduais e federal em todo o Brasil. São discutidas propostas, reafirmadas as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidos diálogos com a sociedade e avaliados diagnósticos para a construção dos planos nas três esferas. Em Dom Pedro de Alcântara a 7ª Conferência Municipal de Saúde ocorreu no dia 30 de março, no Salão Paroquial, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar (SMSBE).

Na oportunidade, a etapa foi um momento de debate entre os segmentos da sociedade presentes com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional com vigência de 2024 a 2027.

Durante a conferência, os participantes discutiram os eixos temáticos propostos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Data de publicação: 13/04/2023