A Coleta Seletiva será realizada quinzenalmente nas comunidades, nas quintas-feiras, pela empresa Dionísio Evaldt Justo.

A Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, através do Departamento de Gestão Ambiental, recebeu no dia 28 de fevereiro deste ano, 30 containers para serem utilizados no programa de coleta seletiva do município. Desse montante, 23 já foram entregues na maioria das localidades nos dias 13 e 14 de março. Estes, foram adesivados e os seus locais designados em reunião pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

A aquisição, por sua vez, deu-se através de um recurso oriundo de Ação Civil Pública a título de danos ambientais ocorrido em janeiro de 2021 na localidade de Porto Colônia, em face de tombamento de caminhão que transportava carga perigosa, através do Pregão Eletrônico N° 15/2022.

Os resíduos orgânicos/rejeitos, por sua vez, deverão ser colocados nas bombonas distribuídas no município, ou em frente às residências, a fim de serem coletados pelo caminhão próprio da Prefeitura.

A importância da coleta seletiva é justamente contribuir com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável, auxiliando na redução dos impactos ambientais causados pelo consumo exagerado e o descarte incorreto de resíduos, além da disseminação de doenças. A separação do lixo ainda evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Data de publicação: 13/04/2023