O Programa é utilizado como parâmetro para o financiamento de ações na área de Atenção Primária da Saúde.

Dom Pedro de Alcântara é o município do Litoral Norte com a maior classificação do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, e o 26° do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade alcançou um Índice Sintético Final (ISF) de 9,69 no último quadrimestre de 2022. Em segundo e terceiro lugar figuram os municípios de Três Cachoeiras e Itati, respectivamente.

O monitoramento e a avaliação dos dados de atendimento garantem mais qualidade e transparência às ações do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como maiores recursos financeiros.

O Programa visa à estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária, ou seja, quanto melhor a colocação no ranking do Previne Brasil, maior serão os repasses de recursos do Governo Federal.

Gestores do Executivo, por sua vez, parabenizam toda equipe da Estratégia de Saúde da Família pela dedicação e comprometimento na qualificação da saúde municipal.

Fonte: Programa Previne Brasil

Data de publicação: 09/02/2023