Conclusão do Projeto Pró Infância Tipo 2 acontecerá ainda este ano, evidencia a construtora responsável.

A finalização da Escola de Educação Infantil na comunidade baixada está mais próxima de se concretizar. O fato se deve ao ajuste contratual firmado entre a prefeitura e a construtora, após extensa negociação, em que a atual gestão investirá recursos próprios para o término da construção. A empresa ganhadora da licitação, por sua vez, requereu um reequilíbrio econômico-financeiro de R$ 288.776,43 em decorrência, principalmente, dos efeitos da pandemia do COVID-19 na construção civil, que provocou um aumento desproporcional nos preços dos materiais utilizados.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços dos materiais de construção subiram 19,60% no ano passado, tendo inclusive alguns insumos aumentado seu valor em 50% no período. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca que se trata da maior alta registrada em todo período pós Plano Real.

De acordo com a Construtora Ferraz, é previsto que o reinício da construção se dê em 10 dias e que ainda neste ano a escola seja concluída. Destaca-se que a obra foi iniciada em fevereiro de 2018, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob o valor de R$ 969.406,05 para 891,68 metros quadrados. Por enquanto a empresa conseguiu executar somente 54,48% da obra. Seu custo total ficará agora em R$ 1.258.182,48.

Data de publicação: 08/04/2021

Créditos das Fotos: Renato Nunes Borges