A colaboração entre a administração pública e a corporação é uma das primeiras do município.

Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Torres em parceria com a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, o projeto “Bombeiro Educador” tem o objetivo de desenvolver, em crianças de 5ª e 6ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Luzia Rodrigues, valores éticos, princípios, consciência cidadã, noções de segurança, prevenção, preservação ambiental, entre outros, a partir de setembro, em turno inverso à aula.

Esta proposta social foi apresentada ao poder executivo pelos seus coordenadores, Tenente Fabricio de Freitas de Oliveira e o Sargento Marcelo da Rosa França, através do contato do vice-prefeito Rodrigo Daitx com o Sargento, e foi prontamente aceita pelo prefeito, Alexandre Model Evaldt, secretário de educação, Sandro Webber, e pela diretora da escola, Rozilene Lumertz.

Destaca-se que as crianças e jovens contemplados pelas ações educativas terão alguns direitos e deveres, com atividades que desenvolvam noções de Ordem Unida, ética e cidadania, preservação do meio ambiente, educação para o trânsito, prevenção de acidentes, pronto socorrismo, prevenção ao uso indevido de drogas e prevenção e combate a incêndios.

“Hoje, crianças de 11 a 17 anos estão numa fase bem delicada para o desenvolvimento de seu futuro, e fazer uma parceria dessas com os Bombeiros vai agregar a todos os mais de 30 estudantes beneficiados. Aprender assuntos do dia a dia, através de experiências com formações militares irá acrescentar muito aos alunos, desenvolvendo ainda mais responsabilidades e disciplinas. Que muitos projetos como este possam vir e acrescentar ao nosso município”, manifesta o vice-prefeito.

Data de publicação: 06/08/2021

Créditos: Renato Nunes Borges