Com o objetivo de buscar recursos para realizar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população e a infraestrutura do município, inúmeras visitas e audiências foram realizadas na capital federal durante a estada do Poder Executivo municipal.

Do dia 23 a 26 deste mês, o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Alexandre Model Evaldt, e o vice-prefeito, Rodrigo Daitx, cumpriram agenda em Brasília/DF, participando de várias reuniões administrativas e visitando gabinetes de parlamentares e senadores tendo em vista a liberação de recursos e a construção de parcerias que atendam as demandas do município.

Inicialmente, em visita à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) - maior entidade municipalista da América Latina, obtiveram um aceno positivo da organização em qualquer assunto referente à gestão pública, uma vez que seu objetivo é fortalecer a autonomia dos municípios a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência administrativa.

Do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) viabilizaram um significativo auxílio à conclusão da Escola de Educação Infantil na Baixada. Esta obra, que até o presente momento encontrava-se atrasada em virtude de um reequilíbrio financeiro requisitado pela construtora, fundamentado no aumento dos insumos da construção civil durante a pandemia, terá um recurso de até R$ 1,2 milhões liberado pela autarquia, mediante nova licitação, cobrindo essa contrapartida exigida da prefeitura.

Em encontros com a bancada federal, os líderes do executivo dom-pedrense foram agradecer algumas emendas parlamentares destinadas ao município, a saber:
  • R$ 100 mil para a saúde destinado pela Deputada Federal Liziane Bayer (PSB/RS);
  • R$ 250 mil para pavimentação de estradas do Deputado Federal Covatti Filho (PP/RS);
  • R$ 100 mil para custeio na saúde do Deputado Federal Carlos Gomes (Republicanos/RS);
No gabinete do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS) agradeceram os cerca de R$ 500 mil em recursos indicados até então pelo parlamentar. O gaúcho, por sua vez, salientou que pretende deixar a esta querida terra o montante de R$ 1 milhão em emendas, apenas neste primeiro ano de mandato de Alexandre e Rodrigo.

Em visita a Secretaria da Previdência, o prefeito e o vice-prefeito expuseram a situação de Dom Pedro de Alcântara - vítima de um oneroso crime de peculato. Alexandre evidenciou que “o maior desafio dessa administração será organizar e manter em dia o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, uma vez que foi a conta que mais quantia teve desviada.

Já em encontro com o senado federal, estiveram tanto no gabinete do senador Lasier Martins (Podemos/RS) como no do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). Ambos se solidarizaram e asseguraram o envio de recursos ao município, a fim de contribuir na melhoria das contas públicas.

No Ministério do Turismo também obtiveram um aceno positivo à liberação de um recurso para finalização da pavimentação até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, ligando-se aos já existentes bloquetes da Baixada.

No Ministério da Agricultura - em que o município possui emendas de máquinas agrícolas aguardando empenho, foram discutidos estes trâmites, a fim de garantir que essa benfeitoria chegue o mais rápido possível à população.

Na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) - onde o município possui um projeto de R$ 302 mil visando a melhoria das águas dos Lumertz e Arroio dos Mengues, certificou-se muito provavelmente que a verba estará liberada nos próximos meses, contemplando, assim, as duas comunidades.

Por fim, Alexandre e Rodrigo retornaram da capital federal satisfeitos com os encontros que mantiveram. O prefeito ressaltou que “sua administração continuará atuando junto aos governos Estadual e Federal, com o objetivo de conseguir os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento do município e garantir mais qualidade de vida para a população”.

“Sendo o contato com os parlamentares em Brasília muito importante para garantir apoio e destinação de recursos ao nosso município, o segredo da administração pública está em sair um pouco de dentro do gabinete e estreitar esses relacionamentos”, finalizou o vice-prefeito.

Data de publicação: 30/06/2021

Créditos: Renato Nunes Borges