O novo cemitério de Dom Pedro de Alcântara deve estar à disposição da comunidade até o final deste mês. Nesta semana, será realizado o plantio da grama e, nos próximos dias, a delimitação dos terrenos dos jazigos deve ser concluída.

Para liberar o funcionamento do novo cemitério, localizado na comunidade de Coqueiro Alto, é necessário também a aprovação do Projeto de Lei n° 08/2020, que define as taxas de sepultamentos e regras para o funcionamento do cemitério. O projeto ainda está em análise na Câmara de Vereadores do município.

O novo cemitério será organizado em forma de lotes - onde as famílias poderão fazer os jazigos. As capelas terão registros, algo que hoje não há. Além dos gavetários e ossários, já construídos, o projeto da Prefeitura Municipal prevê ainda a construção de mais gavetários, de uma capela mortuária (espaço para velório) junto ao cemitério, bem como um escritório administrativo (para organização dos arquivos), que devem ser edificados em um segundo momento.

A construção de um novo cemitério é uma demanda cobrada há muitos anos em Dom Pedro de Alcântara. Há mais de seis anos que o Ministério Público (MP) vem apontando problemas com o atual cemitério, sendo que o mesmo está interditado pela justiça em decorrência do uso saturado da área - muitos jazigos (sepulturas) para pouco espaço.

Para executar esse projeto tão aguardado, foi necessário a aquisição de uma área que permitisse a instalação do cemitério, além do acesso a ele. Foram encaminhadas ainda todas as licenças ambientais, instaladas as redes de energia elétrica e de abastecimento de água, e realizada a terraplanagem, limpeza e drenagem do terreno.

Data de publicação: 13/08/2020