Sem tratamento adequado o lazer pode se tornar uma ameaça

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e os agentes de endemias estão se mobilizando no combate à Dengue em Dom Pedro de Alcântara. Propriedades do município com piscina estão sendo inspecionadas para monitorar a existência de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti.

No inverno, poucas pessoas utilizam as piscinas. Algumas são abandonadas ou esvaziadas para economizar na frequência de manutenção. Entretanto, a fêmea do Aedes Aegypti continua ativa e coloca os ovos na beirada da piscina ou nos espelhos d’água, contando com a negligência dos donos neste período.

A larva do mosquito tem o hábito de, após eclodir, ir até o fundo do recipiente para se alimentar.  As piscinas com restos de água no fundo acabam contribuindo para sua sobrevivência e reprodução.

A Vigilância Sanitária, por sua vez, solicita aos proprietários de piscinas ou outros tanques com acúmulo de água para que procedam com sua imediata limpeza e manutenção, mantendo a água dentro das normas de controle bacteriológico e físico-químico, conforme legislação sanitária em vigor.

Data de publicação: 23/05/2022

Compartilhe!