Sexta, 20 Julho 2018

Rodoviária

Administração 2017 a 2020
IV Festa do Colono e 2ª Festa dos(as) Agricultores(as) Ler Mais >>

Uma pequena manifestação de moradores do interior do município de Dom Pedro de Alcântara  aconteceu, em frente à sede da Prefeitura Municipal, no centro da cidade, na tarde desta última quarta-feira, dia 11 de abril. Moradores – na maioria da localidade de Canto dos Lumertz – fizeram uma  mobilização. A manifestação tinha como objetivo a manutenção na estrada do lugar, que fica entre o centro de Dom Pedro e a localidade de Jacaré, já no município de Torres.

A reunião de manifestantes se posicionou na frente do prédio da Prefeitura de Dom Pedro pedindo para falar com o prefeito sob as suas reivindicações . Porém, algumas pessoas adentraram a sede da municipalidade de forma mais agressiva, batendo em portas para tumultuar. Foi quando servidores, sentindo-se apreensivos, fecharam as portas das suas salas e chamaram a Brigada Militar, pois temeram a postura dos manifestantes.
A BM logo chegou e acalmou os ânimos dos mais exaltados. Conversou com um dos líderes do movimento, esclarecendo que o povo tem direito de fazer manifestação,  mas lembrando que deve ser feita de forma ordeira e pacífica e que a Brigada Militar deve ser avisada com antecedência, para que possam acompanhar tais movimentos de forma organizada e evitar mal entendidos – como pode ter havido neste caso.

Prefeitura recebe grupo e esclarece como serão feitas as melhorias

O prefeito Dirceu Pinho Machado acolheu em seu gabinete alguns dos líderes desse movimento planejado para ouvi-los. Depois esclareceu e deixou-os a par de todos os propósitos de seu governo para o bem da coletividade. Lembrou que  sempre esteve de portas abertas para ouvi-los e explicar o porquê de algumas demandas serem mais demoradas. Os técnicos da prefeitura inclusive lamentaram para as lideranças que que nenhuma reunião teria sido pedida anteriormente, junto aos responsáveis da Secretaria de Obras sobre a reclamação da manutenção da estrada que liga a cidade ao interior de Torres. Mas o mesmo comunicou ao grupo, que as obras já estavam em andamento deste o dia anterior, a terça-feira, dia 10/04.
Na quarta-feira, o prefeito e seus assessores informaram para A FOLHA que a reclamação seria legítima, mas que seria somente sobre trechos pontuais da estrada, principalmente em lombas íngremes, que estariam necessitando de reparos com mais urgência; porém, os manifestantes reclamaram que toda a extensão da estrada estaria em péssimas condições. Conforme o prefeito, os mesmos (reparos) já estavam planejados e, mais uma vez lembrou que a manutenção já está sendo trabalhada pela secretaria de Obras deste o início desta semana.

Ainda conforme os secretários da Prefeitura na quarta-feira à tarde, outro fato que pode ter ocasionado a insatisfação dos moradores do interior pode ter origem nos vários dias em que estão estacionadas em frente à sede do município, duas máquinas novas, sem uso (ainda). E esclarece à população que essas máquinas não podem ser utilizadas até que a Caixa Econômica Federal faça a vistoria das mesmas no local.
Conforme a legislação, a municipalidade local tem de aguardar até que esses equipamentos zero KM estejam liberados pelo banco, porque não é permitido o uso das máquinas sem a vistoria do órgão competente, que nesse caso é a Caixa Econômica Federal. O prefeito lembrou que não foi por falta de e empenho da Prefeitura que ainda não foi liberada a documentação das máquinas. “É a burocracia que impera em nosso país”, desabafa o prefeito Dirceu.

MOVIMENTO TERIA SIDO REIVINDICADOR OU POLÍTICO?

Embora oficialmente o movimento tenha sido comandado por um grupo de moradores do Canto dos Lumertz, alguns áudios produzidos por vereadores da oposição foram divulgados em grupos do WhatsApp, ouvidos por muitos cidadãos de Dom Pedro, sugerindo que o movimento seria contra a administração como um todo, pedindo para que os manifestantes levassem suas bandeiras. Um desses vereadores chegou a dizer que a RBS TV estaria cobrindo a manifestação, os jornais locais, a Rádio Maristela e vereadores (só não falaram que eles, esses vereadores dos áudios, não estariam presentes). E estes incentivos da oposição podem ter agitado os ânimos de algumas pessoas que se opõem ao atual governo e que lá foram, conforme avalia a equipe de comando da Prefeitura da cidade em resposta para A FOLHA na quarta-feira. Para o governo atual, a gestão do grupo tem se empenhado e muito pela coletividade, por melhorias em todas as esferas municipais, fazendo o possível para atender a todas as demandas e encontra-se bem unido e coeso, estando de maneira alguma perdido, como dizem poucos da oposição.

Joomla Template Developer

Custom Joomla Templates